Serviço de encosta, esgotamento e drenagem entra na segunda etapa em Itabuna
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna concluiu a primeira etapa das obras de contenção de encosta, esgotamento sanitário e drenagem pluvial do início da Avenida Juracy Magalhães, na saída para Ilhéus. Esta semana começou a segunda etapa da construção da contenção de um metro e meio de altura por 90 de extensão. A obra beneficia diretamente moradores das comunidades de Vila da Dores, Vila e Vital e João Soares.
Já foram concluídas a implantação de rede esgoto em 15 imóveis e a construção de 35 metros de encosta. A próximas etapas incluem a conclusão de, outros 55 metros de encosta, além da drenagem pluvial e construção de mais 300 metros de passeio, da margem do Rio Cachoeira até o viaduto. “O esgoto era jogado às margens da pista, o que comprometia o barranco e colocava os moradores em risco”, afirmou o secretário Marcos Monteiro.
O titular da Sedur explicou que, com a obra que está sendo realizada com recursos do próprio do município, os moradores ganharão espaço seguro para caminhar pelos dois lados da pista da rodovia BR-415, o que antes não ocorria por causa do esgoto que invadia a pista. “Isso também destruía a pavimentação mais rapidamente, além de causar mau cheiro”, lembrou Marcos Monteiro.
Riscos diminuem - De acordo com Marcos Monteiro, o risco de desabamento do barranco era constante e deixava muito feia a entrada da cidade. “Decidimos logo fazer essa obra antes que ocorresse um acidente”, explicou o secretário.
Moradora do local há mais de 20 anos, a aposentada Maria Joaquina de Jesus disse que a obra executada pela Prefeitura foi uma das melhores coisas que ocorreu no local nos últimos anos. “Sentia até constrangida em receber visitas de amigos
O estudante Gabriel Araújo Oliveira destacou que a obra da encosta, além de beneficiar os moradores daquela área, está deixando a entrada da cidade com um visual novo. “É um local por onde passa gente de todos os cantos do país em direção às praias e ao litoral sul da Bahia, merece ficar bonito”, disse. Além disso, lembrou que diariamente é alto o fluxo de veículos também em direção à Universidade Estadual de Santa Cruz, campus Ilhéus do IF Bahia e à Ceplac.